Fique atento a todos os detalhes em sua casa!

Há 15 dias, minha família e eu começamos a sentir choques sempre que tocávamos as torneiras em casa. A ocorrência era intermitente e, em alguns momentos, mesmo usando calçados emborrachados, isto também acontecia.

Contratamos um eletricista, que veio fazer uma primeira checagem. Já nesse momento, ele percebeu que não havia aterramento* na casa (na verdade, descobrimos que todas as casas do condomínio não possuem aterramento).

Ele tentou corrigir o problema, fazendo o aterramento e uma checagem em todos os pontos de tomadas, interruptores, iluminação e ventilação. Durante o trabalho, ele percebeu que o fio do ventilador de teto, que estava conectado com uma fita isolante, havia se soltado e encostando na tubulação hidráulica de metal, ocasionando os choques.

Enfim, tudo foi checado e adequado para ficarmos mais seguros. Essa situação toda chamou minha atenção para o fato de que é muito importante fazer revisões periódicas nas instalações domésticas, com um bom profissional.

Naturalmente, a maior preocupação é sempre a segurança dos moradores, mas situações mais simples podem também comprometer os equipamentos elétricos e causar grandes prejuízos.

Especialmente nos chuveiros, o aterramento é fundamental, para evitar choques, já que, com o corpo molhado, a passagem da corrente elétrica é facilitada e os riscos aumentam, podendo até mesmo levar à morte. Além disso, sempre utilizar materiais de boa qualidade e certificado por órgãos competentes ajuda a minimizar os riscos.

* Aterramento é a ligação intencional com a terra, para direcionar para ela qualquer carga elétrica que surja em parte metálica que possa ser tocada ou em equipamentos elétricos. Isso evita os choques a pessoas, trazendo mais segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *