A CASACOR MINAS aconteceu no Palácio das Mangabeiras, inaugurado em 1955 para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais e cujo projeto inicial é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e jardins planejados pelo paisagista Burle Marx.
Um espaço magnifico, mais de 12 mil metros quadrados de área com uma vegetação exuberante e tendo a Serra do Curral como pano de fundo de um cenário que salta aos olhos. A maioria da mostra aconteceu na área externa do Palácio, ao longo dos jardins. Os ambientes trouxeram a hospitalidade, boa mesa, a arte, cultura mineiras em conjunto com o patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e também paisagístico.
Jardins trouxeram elementos despertando os nossos sentidos.
CASACOR MINAS trouxe em exposição um motorhome com conforto para uma família pequena, confortável e com o luxo de você poder tomar um bom banho de banheira apreciando a paisagem. Isto também é design de interiores e ambientes.
As crianças foram lembradas em um projeto prático, funcional e lúdico em uma brinquedoteca que deu vontade de ser criança novamente.
Muito interessante foi a proposta banheiros públicos, trazendo a natureza através de um jardim vertical, propiciando aos usuários uma experiência relaxante, um refúgio.
Os ambientes criados nas áreas externas reforçavam a relação entre nós, seres humanos, a arquitetura, a natureza, enfim a vida. Uma verdadeira obra de arte onde a natureza participa ativamente.
CASACOR MINAS mostrou o antigo cinema do Palácio (muito usado por Juscelino Kubischek (JK) que foi revitalizado, recebendo detalhes contemporâneos, sem deixar de lado a notoriedade modernista presente em toda arquitetura do Palácio.
O uso do aço cortem em brises, uso da madeira, transparência do vidro, cimento queimado, pedras, cores terrosas, cerâmicas, mobiliários de fibras naturais, orgânicos, tapetes, almofadas, pufes, cortinas esvoaçantes, obras de arte, peças especiais dos anos 1950, iluminação desvendando os ambientes, criando cenários para a vivência prazerosa em ambientes leves, elegantes. Tudo isso e muito mais compôs a casa mineira nesta mostra.
Gostou? Quer saber mais sobre CASACOR MINAS acesse o link: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/