Livro: O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano
Autor: Antônio R. Damásio
Editora: Cia das Letras
Título original: Descartes’ Error: Emotion, Reason and the Human Brain
Antonio Damásio, neurocientista diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade e titular da cadeira David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Neurologia da Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos.
Para pensar bem e tomar decisões corretas, é preciso manter a cabeça fria e afastar todos os sentimentos e emoções, certo? Errado.
Em O Erro de Descartes, o autor mostra como, na verdade, a ausência de emoções e sentimentos pode destruir a racionalidade.
Com o apoio das recentes descobertas da neurobiologia — área da pesquisa biológica centrada nas experiências de vida específicas do ser humano. Ela abrange o estudo do sistema nervoso e do funcionamento do cérebro, para compreender melhor a atividade cerebral e as áreas cerebrais responsáveis por suas funções (www.ecycle.com.br).
O autor desafia os dualismos tradicionais do pensamento ocidental — mente e corpo, razão e sentimento — e explicações culturais para oferecer uma visão científica integrada do ser humano, sugerindo hipóteses inovadoras sobre o funcionamento do cérebro.
Vale a pena se aprofundar na história de Phineas P. Gage, regulação biológica e sobrevivência, emoções e sentimentos e muito mais.
RESUMO
Antonio Damásio, renomado neurocientista, desafia a noção de que tomar decisões corretas requer a supressão de emoções e sentimentos.
Em seu livro “O Erro de Descartes”, ele argumenta que a ausência desses elementos pode prejudicar a racionalidade. Com base em descobertas recentes da neurobiologia, ele propõe uma visão integrada do ser humano, questionando dualismos tradicionais e oferecendo novas hipóteses sobre o funcionamento do cérebro.
A história de Phineas P. Gage e outros temas relacionados à regulação biológica, sobrevivência e emoções são explorados em seu trabalho.
Vale a pena a leitura!