Os clientes têm faixa etária entre 40 a 50 anos, com um filho de 15 anos. Viviam neste imóvel há cerca de 14 anos, e reformas nunca haviam sido feitas – e se arriscaram a começar pela cozinha.
O imóvel possuía uma cozinha totalmente fechada. A única fonte de iluminação e ventilação natural era da área de serviço, composta por uma cobertura de telhas de cerâmica. A posição do lava-roupas e dos utensílios não permitia uma boa entrada de luz e de ventilação natural.
Na área social havia uma única janela em um canto pequeno, insuficiente para iluminar e ventilar a sala.
O sonho do casal era ter uma cozinha ampla, com grande área de armazenamento (triplicamos a capacidade de armazenamento). Falavam em conceito aberto, pois gostavam de assistir “Irmãos a obra”, do Discovery Home Health.
Sugerimos a demolição da parede que fazia divisão com a sala, para ampliação, melhoria de ventilação, iluminação, conforto e, com certeza, qualidade de vida.
Não havia a possibilidade de os clientes saírem do imóvel para a realização da obra. Tudo tinha que ser “quase para ontem”. E ufa! Lá fomos nós!
A primeira etapa foi demolir a parede que dividia os dois ambientes e transferência de todo cabeamento de telefone, interfone, caixa de luz para outra parede. Logo depois, retiramos os azulejos das paredes, mudança de posicionamento dos ralos (só foi possível por se tratar de 1° pavimento), e assim conseguimos passar com segurança a mangueira de gás (não é encanado, e sim, botijão de gás), para a área aonde o mesmo foi acondicionado com maior ventilação e segurança. Escolhemos o mesmo porcelanato para piso e parede, proporcionando maior amplitude do espaço, inclusive na área de serviço, onde também fizemos alterações hidráulicas e elétricas.
Criamos uma península em quartzo branco, onde está a cuba, calha seca e, para compor, uma bancada em MDF, ligada a ela para refeições. Uma torre com tomadas para conexão de energia para notebooks e celulares foi instalada nesta península.
Na área, usamos o mesmo porcelanato (piso/parede) para fazermos a bancada com o novo tanque. Criamos um armário em MDF branco para vassouras e outros itens. Encaixamos o lava-roupas sob a nova bancada, e reposicionamos o botijão de gás com portas ripadas para maior ventilação. Trocamos o telhado convencional por cobertura em alumínio e policarbonato retrátil, instalando uma janela em alumínio e vidro para dar um pouco mais de privacidade. Uso de arandelas nas paredes melhorou a visibilidade no ambiente.
Na cozinha havia uma viga em toda a extensão do teto da cozinha. Fizemos um painel de MDF (formato L) do piso e ao longo da viga no teto que, em simultâneo, criava uma continuidade da parede da bancada, também deixava a visão da área mais privativa e nele foram instalados perfis com fita de led (dimerizável). Um plafon central foi utilizado para iluminação geral. Sobre a bancada de cocção, utilizamos perfil com fita de led (dimerizável), sob armários aéreos.
Na parede oposta a península, projetamos uma cristaleira com vidro tipo Reflecta, e dentro dela instalamos uma TV de 46” polegadas para a família assistir enquanto estiver realizando suas atividades – cozinhando, tomando café. Utilizamos luminárias estilo industrial com lâmpadas retrô em led sobre a península criando um clima de tranquilidade para as refeições.
Precisávamos dar privacidade a área intima e para isso instalamos um painel ripado em MDF ao longo de toda a parede com uma porta “invisível” e uma estante em mdf laca foi instalada para adornos, plantas.
Reposicionamos o sofá e as poltronas (que foram forrados em linho rústico e sued, respectivamente), para composição do novo espaço. Tudo pensado de forma a integrar todos os ambientes. No canto próximo à janela criamos um ambiente de relaxamento com iluminação por pendente triplo (dimerizável)
Nosso objetivo, desde o detalhamento do projeto e a escolha de materiais de qualidade, é de proporcionar a família praticidade para realização das tarefas do dia-a-dia, segurança, conforto, saúde, bem-estar e qualidade vida.